Aplicativo para Controle de Ansiedade

Publicado por Carolina em

Anúncios

Qual seu maior medo?  Adquirir uma doença, andar de avião, ir ao dentista ou falar em público? Se você optou pela última alternativa, com certeza você não é o único. Medo de falar em público é um dos maiores temores da humanidade, maior até que o medo de morrer.

Pensando nisso, nas limitações da vida das pessoas que possui fobia social e nos inúmeros casos que ouvia em seu consultório, o psiquiatra brasileiro José Hamilton Vargou, em parceria com o criador Diego Dotta, o Youper –desenvolveram um aplicativo para auxiliar as pessoas com problemas de ansiedade, timidez e fobia social. O gadget foi gerado com base em pesquisas de Terapia Cognitivo Comportamental, uma das aspectos psicológicas mais eficazes no tratamento de ansiedade, e está disponível em inglês e português em versões para Android e IOS com planos semanais de R$25.

Anúncios

Comparando com os demais aplicativos do mesmo gênero, o Youper não é uma conversa on line no qual a pessoa diz seus medos e tem o retorno de um profissional. Afinal, partindo da hipótese de que você baixou algo para enfrentar seu problema em se comunicar, conversar com alguém é algo fora de questão, não é mesmo? Por isso, ele atua como uma plataforma personalizada em que cada indivíduo é testado e estimulado usando dicas e tarefas para enfrentar de frente as suas frustrações.

Assim que baixar o Youper, só responder um questionário para medir o nível de habilidade social e também decidir algumas situações que gostaria de se sentir mais tranquilo. Essa avaliação comportamental segue os padrões de um teste de ansiedade social desenvolvido na Duke University, nos Estados Unidos.

Com os resultados obtidos nesta etapa, os criadores do Youper puderam entender que as circunstâncias mais temidas pelas 11 mil pessoas que já usaram o aplicativo são: parecer estúpido em algum evento social, fazer uma apresentação para uma plateia e falar com pessoas desconhecidas.

Após passar por essas duas tarefas, irá receber atividades para desafiar suas limitações e dicas práticas como treinamentos para respiração e táticas para não entrar em pensamentos negativos. Ao longo do processo, você é convidado a refazer o teste de habilidade social para saber sobre a sua evolução.

Anúncios

Acredita que metade da população mundial já passou por algum momento de timidez e que 12% sofra de fobia social, mas menos de 10% delas chegam a ter algum tipo de acompanhamento psicológico ou diagnóstico. “Falta de informação e alto custo são as maiores barreiras para que essas pessoas superem a ansiedade social.

No Youper, sendo uma plataforma personalizada pode estar presente 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso é fundamental para auxiliar a qualquer tratamento. E se a pessoa também estiver se tratando com medicamentos e terapia, o aplicativo será mais um aliado de peso”, afirma Dr. José Hamilton Vargas.

 

 

Anúncios

 

 

 


Comentário 0

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *