Anúncios

Se está querendo tirar sua carteira de habilitação, certamente já deve ter pesquisado e percebi que o custo de uma CNH está cada vez mais caro com o passar dos anos.

Mas, existem programas sociais que ajudam milhares de brasileiros que pertencem a famílias de baixa renda a tirarem a primeira habilitação com custo zero, para que consigam melhores oportunidades de emprego.

Por isso, confira neste artigo mais informações sobre a CNH Popular, assim como participar e fazer sua inscrição nesse programa social.

Anúncios

Saiba mais sobre a CNH Popular e como participar

O que é a CNH Popular?

O CNH Popular é um programa designado àqueles que já são inscritos em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e possuem registro no Cadastro Único, podem participar e competir a uma vaga para tirar uma carteira nacional de habilitação sem custo.

Como se inscrever na CNH Popular?

O Programa CNH Popular é realizado pelo Detran de cada região e por isso, é necessário verificar no Departamento de Trânsito do seu estado quando as vagas estão abertas.

Em alguns estados brasileiros, as inscrições foram abertas a partir de março de 2021, porém em cada região essa data pode mudar. Por exemplo, em março foram abertas cerca de 5 mil vagas no Distrito Federal e os interessados precisam fazer um cadastro no portal de serviços do  Detran-DF e estarem de acordo com certos requisitos.

Alguns dos requisitos necessários para poder participar desse programa é ter renda máxima de até 2 salários mínimos, estar participando de algum programa social do Governo Federal, ser pequeno agricultor, estar desempregado há mais de um ano ou então fazer parte de uma família de baixa renda.

Quando o edital está disponível para inscrições, basta acessar o site do Detran do seu estado, acessar o menu e clicar na opção é possível clicar na aba “Inscrições CNH Popular”. Depois disso, é preciso preencher todos os seus dados e aguardar uma análise.

Anúncios

Se o candidato seja aceito na CNH Popular, poderá iniciar a começar as aulas, sem necessitar arcar com nenhum custo, seja para matrícula, exames médicos e de aptidão ou para as provas teóricas e práticas.

Além disso, 50% das vagas são destinadas a estudantes e jovens que participam do Programa Habilitação Social. E 40% destinado aos que participam de programas sociais por meio do Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Para mais informações sobre o Programa CNH Popular, acesse o site do Detran da sua região e fique por dentro de todas as novidades e editais abertos.

Anúncios