Anúncios

O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) trata-se de uma série numérica composta por 11 dígitos registrados em um registro de dados.

Nele é inscrito todas as informações de um automóvel, desde da sua fabricação que vai desde de quando o importador ou fabricante armazenou seus dados próprios, a situações que ocorrem ao longo dos anos, como: emplacamento, mudança de propriedade, modificação de características e mudanças de estados.

É importante indicar que existe um número diferente de Renavam para cada categoria de carro, como motos, carros, caminhões, entre outros tipos.

Anúncios

Quer entender mais sobre o Renavam e saber como fazer a consulta? Leia este artigo até o final!

Para que serve o Renavam

Sabe o seu RG? Então, o Renavam funciona como um documento de identificação do automóvel. É por meio dele que conseguimos fazer buscas de pendências, como multas, saldos de IPVA, licenciamento do carro, mudança de proprietário, entre outras informações que possam ter. Até, é possível confirmar se houve alterações no automóvel e se as mesmas estão regularizadas.

Como fazer a consulta do Renavam pela placa do carro

O número Renavam está presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), esse é um documento obrigatório para poder circular com o automóvel em território nacional.

Você consegue ver a numeração logo na parte superior esquerda do CRLV, e por se tratar de um documento com validade nacional, normalmente não ocorrem mudanças no padrão do documento.

Como consultar o Renavam pela placa do carro

Apesar de ter muitas informações circulando na internet que é possível ter acesso ao Renavam do automóvel somente pela placa com custo zero, isso não é verdade.

Anúncios

Isso porque precisamos levar em consideração que essa numeração trata-se de um dado pessoal do automóvel, que contém noções importantes do carro.

Sendo assim, somente pessoas autorizadas que possuam o documento CRVL em mãos podem fazer a consulta.

Mas dá para fazer a visualização do histórico do carro através do site oficial do Detran, mas vale ressaltar que será essencial ter em mãos a numeração do Renavam e a placa do carro. Pois entende-se que se você possui esse registro, de fato você é uma pessoa que possui dever sobre o automóvel e precisa ter acesso ao histórico.

Anúncios

Isso também serve para quando você vai comprar um carro, caso você esteja se sentindo inseguro com relação às informações passadas pelo vendedor, você pode solicitar os 11 dígitos desse registro e a placa para poder examinar no site no Detran todas as informações que você julga necessárias.

Essa é uma forma de fazer uma compra mais assertiva e evitar problemas futuramente. Mas para isso, você precisa falar com o atual responsável pelo automóvel e solicitar a numeração do Renavam.

Como consultar o Renavam no site do Detran

Para fazer a consulta completa do Renavam, com o objetivo de ler todo o histórico do veículo, você deve:

1. Acessar a plataforma oficial do Detran do seu estado;

2. Pesquise por “Consulta RENAVAM”, na barra de pesquisa;

3. Depois, escolha a opção consultar veículo;

4. Disponibilize o número de registro e placa;

5. Pronto! Agora é só clicar em “consultar” para ler todo o histórico do veículo em questão.