So sehen Sie Renavam über das Nummernschild

Veröffentlicht von Carolina auf

Anzeigen

Através do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) que conseguimos ter acesso a todas as informações de um automóvel, desde a sua fabricação, porque nele consta todo histórico de um carro.

Fazer a consulta do Renavam anteriormente de completar a compra de um carro usado é essencial para evitar dores de cabeça no futuro, pois acessando o histórico do carro você consegue distinguir informações como:

  • Multas;
  • Licenciamento;
  • Emplacamento;
  • Furtos;
  • Mudanças de proprietários;
  • entre outras informações relevantes.
Anzeigen

O Renavam funciona como uma espécie de RG ou CPF de cada veículo e por meio dele você consegue conferir todas as informações do automóvel de acordo com os registros efetuados pelo Detran.

Deseja entender mais sobre esse documento? Confira até o final!

Onde identificar a numeração do Renavam

O Renavam é uma numeração composta por 11 dígitos que estão registrados no lado esquerdo superior do Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV).

O CRLV é um documento obrigatório que deve estar sob posse do motorista que estiver em deslocamento com um automóvel em território nacional.

Como consultar o número do Renavam pela placa

Embora muitas pessoas acreditem que é possível consultar o número do Renavam com custo zero somente pela placa, essa informação não é verídica.

Anzeigen

Isso porque para visualizar o histórico do Renavam é essencial ter em mãos a numeração completa composta pelos 11 dígitos + placa do carro.

Lembrando que o Renavam é como se fosse o RG ou CPF do carro, por isso não é um dado fornecido facilmente, sendo assim somente as pessoas que possuem acesso ao CRLV podem consultar o histórico de forma gratuita através da plataforma do Detran.

Mas, existem muitas empresas que oferecem seguros de carros que trabalham com a disponibilização de dados, também, conseguem fazer a verificação do Renavam somente pela placa, mas essas consultas não são gratuitas. Necessita-se que haja o pagamento de um plano específico para isso.

Como consultar de forma gratuita pelo Detran

Através do Detran os interessados conseguem visualizar o histórico do Renavam de forma segura e gratuita, para isso basta:

Anzeigen
  1. Acessar a plataforma oficial do Detran do seu estado;
  2. Buscar na barra de pesquisa por “consulta Renavam”;
  3. Sendo assim, você será direcionado para uma página na qual estará solicitando o código do Renavam (que está disposto no CRLV no canto esquerdo superior) + placa do carro;
  4. Após o preenchimento das informações solicitadas, logo irá abrir o documento com todos os detalhes do automóvel em questão.

Como visualizar o histórico do automóvel sem o código Renavam

Se você está no meio de uma negociação para adquirir um automóvel, por exemplo, e por esse motivo você ainda não possui acesso ao CRLV para obter a numeração do Renavam, não tem problema.

Você pode expor para a pessoa que está te vendendo o carro o seu interesse em fazer a consulta.

O vendedor em questão não deverá te impossibilitar de fazer a consulta, até porque essa é uma forma de você confirmar todas as informações tratadas na negociação se de fato estão em acordo.

Não tenha vergonha de solicitar para ver este documento antes de concretizar uma compra, afinal é extremamente importante saber de todas as informações antes de concluir a negociação.

Anzeigen

0 Kommentare

Schreibe einen Kommentar

Avatar-Platzhalter

Deine E-Mail-Adresse wird nicht veröffentlicht. Erforderliche Felder sind mit * markiert.