Surgery Free by SUS

Published by Carolina on

Adverts

Você tem conhecimento de que é possível fazer uma cirurgia de graça? A seguir saiba como conseguir cirurgia plástica pelo SUS e a entender em quais casos o benefício é aprovado.

Pouca gente sabe, mas sim poderá fazer cirurgia plástica pelo SUS, sabia?

Adverts

A cirurgia, como todo tratamento e consultas pelo Sistema Único de Saúde, tem custo zero e se trata de uma obrigação legal imposta ao governo. O objetivo é de oferecer uma melhor qualidade de vida à população com renda mais baixa.

Certamente poder fazer parte desse tipo de benefício é preciso se encaixar em algumas regras. Citaremos algumas delas no decorre desse artigo.

Quem pode fazer cirurgia plástica pelo SUS?

Primeiramente, é necessário entender que as cirurgias plásticas pelo SUS não são voltadas para a estética. Elas não tem como intuito de deixar você mais bonita só porque se sente com aqueles quilinhos a mais, por exemplo.

O objetivo dessa cirurgia, na verdade, é oferecer bem estar, autoestima e qualidade de vida. Ou seja, todo mundo tem direito ao benefício se ele for realmente indispensável para que a vida siga normalmente.

Adverts

Estão na lista de prioridade da cirurgia plástica pelo SUS:

° Reconstrução das mamas depois de remoção do seio por câncer
° Crianças com lábio leporino
° Ginecomastia
° Fendaplaslatina
° Queimaduras que levaram a deformações
° Abdominoplastia para remoção de pele após cirurgia bariátrica
° Catarata
° Laqueadora e vasectomia
° Deficiência ou deformidades no rosto

Como conseguir uma cirurgia plástica de graça?

Se você se enquadra em alguma dessas opções indicadas pelo SUS, poderá se candidatar a conseguir a plástica paga pelo governo. A primeira coisa a fazer, então, é se consultar em um Posto de Saúde e passar com o médico para que ele avalie seu caso.

Se o médico concluir que você se encaixa à solicitação, o segundo passo é ir até a Secretaria de Saúde de sua cidade e se informar sobre os hospitais que fazem a cirurgia no município. O procedimento também pode ser feito em hospitais universitários, hospitais-escolas e até mesmo em clínicas privadas, dependendo de cada situação.

Adverts

No entanto, se caso a cirurgia for necessária e não for feito em sua cidade, pode ser encaminhado à cidade mais próxima para a realização da plástica (caso você seja aprovado em todas as fases da “seleção”).

Antes disso, é possível que você receba a visita de uma assistente social. É esse profissional que vai avisar, através de uma carta, se você realmente não tem condições de pagar a cirurgia que está sendo solicitada.

A avaliação psicológica é muito importante nesse caso. Se você pede uma cirurgia plástica pelo SUS, um psicólogo vai avaliar se você está em condições emocionais de fazer o procedimento e vai também informar as ocorrências que podem surgir após a cirurgia.

Tempo de espera

Caso você seja aprovado em todas as questões, será encaminhado para uma fila de espera.

Adverts

Mesmo não se tratando de um benefício muito divulgado e, por isso, não é muito conhecido pelas pessoas; as filas de espera para uma cirurgia plástica pelo SUS costumam ser gigantescas. Portanto, poderá ter que esperar semanas, meses ou até anos.

Se caso tiver paciência e puder esperar, vai conseguir consertar as deformidades que limitam sua vida sem ter que gastar muito dinheiro como nas cirurgias plásticas particulares.

Se você conhece alguém que possa se beneficiar com essas informações, não deixe de compartilhar esse artigo!


0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *