Anúncios

Não importa o período do ano, nós seres humanos temos sempre várias expectativas para um início. Por isso, ficamos tão animados com a chegada do final do ano para finalizarmos alguns processos e, ficamos ainda mais motivados com a chegada do ano novo, na qual a gente espera que seja tudo diferente.

Mas, algumas coisas jamais mudam! Como as contas que são renovadas todos os anos, por exemplo.

Esse é um típico caso que acontece com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Todos os anos os proprietários precisam fazer a renovação do pagamento desse imposto, para poder garantir a licença do automóvel.

Anúncios

E, para auxiliar a vida das pessoas, os estados, em geral, oferecem a consulta do boleto através da internet.

Deseja saber como consultar o valor do IPVA 2021 sem sair de casa? Confere logo abaixo!

Como fazer a consulta do IPVA 2021 sem sair de casa

Atualmente, os órgãos de trânsito têm dado novas possibilidades de serviços online, com o objetivo de auxiliar a dinâmica de pagamento das pessoas.

Para pesquisar o saldo do IPVA 2021, é preciso que você vá até o site oficial dos órgãos regulamentadores de trânsito da sua cidade. Para as pessoas que moram em São Paulo por exemplo, o processo é o seguinte:

1. Em primeiro lugar, acesse a plataforma da  Secretaria da Fazenda e Planejamento;

2. Na sequência, coloque o número do Renavam e placa do carro;

3. Marque “Não sou um robô” na caixa indicada;

4. Agora você terá acesso a consultar todas as informações referentes aos valores do IPVA do ano vigente.

Como efetivar o pagamento presencialmente

Essa é uma opção indicada para as pessoas que preferem resolver as coisas através do método tradicional, ou seja: indo presencialmente em cada instituição.

Para isso, existem algumas opções como ir diretamente em uma instituição credenciada, saiba quais:

– Banco do Brasil;

– Casas lotéricas

– Bradesco;

– Daycoval;

– Itaú;

– Mercantil do Brasil,

Anúncios

– Safra.

O pagamento deve ser feito através do número do Renavam.

Como efetuar o pagamento do IPVA pelo aplicativo do Banco

Alguns estados do Brasil permitem o pagamento do IPVA através do Internet Banking pelo celular. Bancos como Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil disponibilizam categorias específicas para registro do Renavam, com o objetivo de buscar os débitos do automóvel.

Saiba quais são os estados que permitem o pagamento através do aplicativo do Banco: BA, DF, ES, MA, MG, MS, PR, PI, PE, RN, RS, SC e SP.

Como gerar o boleto do IPVA

Já para as pessoas que não conseguem efetuar o pagamento através do Internet Banking, a outra opção é gerar um boleto para depois efetuar o pagamento usando o celular.

Para isso, basta acessar o site do Detran do seu estado, e disponibilizar o número do Renavam e placa. Na sequência, na página inicial terá a opção de baixar o boleto.

Essa é mais uma forma para quem deseja consultar e fazer o pagamento do IPVA sem sair de casa. Afinal, o tempo é o nosso bem mais precioso.