Anúncios

Comumente a Receita Federal apreende produtos eletrônicos provenientes de meios que não são oficiais. Por exemplo, celulares comprados em outros países de forma ilegal, por exemplo.

Em geral, são eletrônicos de vários modelos, como: notebooks, tablets, smartphones e relógios inteligentes.

Anúncios

Esses produtos são capturados pela Receita Federal, na qual a mesma realiza leilões desses produtos com o objetivo de aumentar a arrecadação financeira do órgão.

Praticamente todas as pessoas físicas ou jurídicas que estão em conformidade com a Receita Federal estão autorizadas a participar desses leilões – que podem ser bem vantajosos, pois os produtos são vendidos abaixo do preço regular.

Quer saber como comprar celulares no Leilão da Receita Federal?

Saiba quem está apto a participar dos leilões da Receita Federal

Pessoas jurídicas ou pessoas físicas podem participar do leilão da Receita Federal, desde de que estejam em dia com o órgão. Ou seja, é preciso estar com o CPF ativo e não ter impedimentos junto à RF.

Porém é importante evidenciar que poderá ter novas regras em cada evento realizado, como por exemplo pode ocorrer de sair no editar a informação que somente pessoas jurídicas podem participar. Sendo assim, pessoas físicas ficarão de fora. Por isso, é excessivamente importante conferir o edital com todos os detalhes.

Como participar do leilão

Antes de mais nada é necessário que você tenha em mãos o certificado digital, na qual deve ser comprado individualmente. Existem muitos sites de tecnologia que vendem esse certificado, tanto na versão pessoa física quanto na pessoa jurídica. Além disso, você também vai precisar de um código que é gerado por meio do Portal e-CAC – diretamente da Receita Federal. O código é válido por dois anos.

Ao adquirir esses dois itens, se não houver restrições com a Receita Federal, você poderá participar normalmente do evento e dar seus lances para obter os produtos que te interessarem.

Para saber o dia e o local do evento, é necessário ficar atento ao edital, que é divulgado através da plataforma oficial da própria Receita Federal. Fique atento para não perder os próximos eventos!

Veja como os leilões são realizados

Antes mesmo de adquirir o certificado digital para participar do leilão, os interessados já podem conferir os leilões abertos que acontecem em vários estados do Brasil, o mais indicado é participar dos eventos que são mais próximos da sua casa.

Ao ficar habilitado para participar do leilão, portando o certificado digital e o código emitido na plataforma da Receita, você já conseguirá oferecer um lance, caso o evento esteja aberto. Normalmente, o valor ofertado pelo lote costuma ser 10% a menos do que o valor da maior oferta do aparelho.

Anúncios

Como funciona a forma de pagamento

É essencial ressaltar que os celulares e demais aparelhos eletrônicos são vendidos abaixo do preço que eles são avaliados, sendo assim, não é possível realizar o parcelamento desses produtos. A Receita Federal libera as vendas em leilões apenas de forma à vista.

Após a conclusão do arremate do lote, o comprador terá que emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), a partir disso, existirão duas opções:

– Efetuar o pagamento integral do produto no próximo dia útil após o evento;

– Pagar um sinal de 20% do valor do celular no próximo dia útil após o leilão e concluir o pagamento dos 80% em até 8 dias.

Por fim, basta aproveitar as vantagens de realizar a compra de celulares no Leilão da Receita Federal, pois normalmente são aparelhos novos na caixa sendo vendidos por preços abaixo do preço de mercado.