Saiba como consultar RENAVAM pela placa

Publicado por Carolina em

Anúncios

Quando compramos um automóvel que seja usado ou seminovo, é preciso sempre certificar se o RENAVAM está certo e se não possui pendência.

Isso porque quando um motorista é parado em uma blitz ou qualquer tipo de operação policial, é preciso apresentar este registro em mãos.

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é o RENAVAM, como funciona e como consultar esse registro apenas utilizando a placa do automóvel, confira!

Confira mais informações sobre o RENAVAM e como consultar pela placa

O RENAVAM ou Registro Nacional de Veículos Automotores, é uma numeração que serve como um sistema criado pelo Serpro para registrar os veículos no Brasil.

Esse registro é feito pelo DETRAN de cada região e concentrado pela unidade Denatran.

O número do RENAVAM pode ser encontrado em um documento que serve como um registro do carro e caso o motorista seja parado em uma blitz, deve mostrar esse documento junto com a carteira de motorista, para confirmar se constam multas e dívidas em atraso.

Com esse código em mãos, é possível consultar praticamente todos os dados de um carro, assim como suas multas e pendências, também consultar o IPVA, DPVAT, emplacamento, mudanças de proprietário e todos os detalhes físicos de um veículo.

Ou seja, o RENAVAM pode ser considerado basicamente o CPF, RG e certidão de nascimento de um automóvel e todo seu histórico de novos e antigos proprietários, assim como todas as multas que já levou.

Aprenda como consultar o RENAVAM pela placa do veículo

Para consultar o RENAVAM, é necessário entrar no site do DETRAN da sua região e informar seus dados em um formulário.

Lembrando que apenas o proprietário do automóvel pode ter acesso e conseguir responder todas as questões solicitadas.

Além disso, é necessário acessar o site, informar os dados do veículo e depois clicar na opção “Consultar” para ter acesso a todos os dados do RENAVAM.

Esse método é muito usado por proprietários de veículos para certificar se há multas pendentes a serem pagas.

Por exemplo, para aqueles que moram em São Paulo, é possível acessar o site do DETRAN-SP, fazer um breve cadastro e consultar as informações sobre seu automóvel.

Através de uma consulta do RENAVAM pela placa, é possível também realizar a emissão de taxas de pagamento do IPVA e licenciamento do DPVAT.

Após fazer o cadastro no site, basta informar os dados da placa do automóvel para consultar o RENAVAM e conferir praticamente todas as informações de um automóvel ou moto.

Para mais informações sobre como consultar o RENAVAM do seu carro por meio do número da placa, acesse o site do DETRAN da sua região ou entre em contato pelo telefone deste departamento.


Comentário 0

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *