Como realizar a consulta do Renavam de um veículo pelo celular

Publicado por Carolina em

Anúncios

O Registro Nacional de Veículos Automotores, também conhecido como Renavam, funciona como o “CPF” de um automóvel na qual disponibiliza todas as suas informações desde sua fabricação.

Através do histórico é possível saber quantos donos o veículo em questão teve, se houveram batidas, alterações, se há multas, dívidas registradas, recall, roubo, furto, restrições, bloqueio judicial e consultar todas as informações que são relevantes.

Anúncios

O código Renavam é formado por 11 dígitos desenvolvido pelo Serpro e possui validade em todo o Brasil, a principal função do Renavam é manter todos os registros vinculados pelas unidades do Detran (Departamento Nacional de Trânsito) de todos os estados, assim centralizados pela unidade central – Denatran.

Para fazer a consulta é necessário possuir em mãos o código do Renavam do automóvel, essa numeração é encontrada no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Gostaria de visualizar o histórico do Renavam do seu veículo de forma detalhada? Confira a seguir um passo a passo de como fazer o cadastro no Detran, para fazer a visualização do histórico pela plataforma.

Passo a passo de como consultar o Renavam do seu veículo:

Passo 1:

Acesse o site oficial do Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/veiculo) e toque em “Crie sua conta” para obter uma inscrição e realizar as visitas e visualizações sobre os dados dos seu veículo sempre que precisar.

Anúncios

Passo 2:

O passo dois é caracterizado por disponibilizar as informações pessoais para que haja o cadastramento de uma conta.

Os dados solicitados: nome completo do proprietário do veículo, CPF ou CNPJ, telefone com DDD e e-mail. Ao preencher os dados, clique na caixa captcha para sinalizar que não é um robô.

Passo 3:

Após você criar uma conta no principal órgão de trânsito do Brasil, clique na opção “login” usando sua senha e seu CPF ou CNPJ.

Passo 4:

Disponibilize os principais dados do seu carro, como: Código completo do Renavam, CPF ou CNPJ do proprietário do carro e placa do veículo.

Anúncios

Depois clique em “Prosseguir” e tenha acesso ao registro do veículo.

Passo 5:

Por fim, todas as informações serão disponibilizadas na tela para que possam ser lidas.

Passo 6:

Na aba “Indicações de situação do veículo” onde as pessoas encontram todas as informações sobre bloqueio judicial, registro de furto ou roubo, restrições, entre outras.

Se houver recall, você pode clicar em “Sim” para que haja detalhes de informações.

Anúncios

Passo 7:

Após clicar em “Sim” para ter acesso aos detalhes do Recall, como falado  no passo 6, serão exibidos todos os detalhes para que o interessado possa salvar ou imprimir a tela.

Como o Renavam é considerado um dado muito importante de um veículo, nem todas as pessoas conseguem ter acesso de forma fácil, normalmente, para fazer a consulta do histórico de um veículo é necessário ter em mãos dados importantes que são pertencentes a pessoas responsáveis por um carro, por exemplo.

Entretanto, existem empresas que vendem seguros de veículos que disponibilizam o histórico Renavam de um veículo apenas pela placa do carro, porém esse serviço é cobrado.


Comentário 0

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *