Nova ferramenta do WhatsApp
Recentemente, foi anunciada uma nova nova ferramenta do WhatsApp que ajudará a deixar o aplicativo de mensagem ainda mais seguro.
Agora, é possível ter proteção em conversas trocadas pelo WhatsApp, conseguindo ocultar o chat na tela inicial do aplicativo.
Essa conversa protegida, irá para uma pasta de segurança, nomeada “Conversas protegidas”.
As conversas salvas nesta pasta, só poderão ser acessadas através de uma senha, definida pelo usuário, ou usando biometria, com a impressão digital ou reconhecimento facial.
Os desenvolvedores do aplicativo anunciou que essa funcionalidade nova também deixa o conteúdo da conversa oculto nas notificações de forma automática.
Como usar a nova ferramenta do WhatsApp?
Esse novo recurso do WhatsApp ajuda a manter a privacidade, principalmente se muitas pessoas podem ter acesso ao dispositivo.
A pasta de “Conversas protegidas” já foi liberada para uso no dia 15 de maio.
Para utilizar essa nova ferramenta, siga os passos abaixo:
- Abra o WhatsApp;
- Toque no nome de um contato ou de um grupo;
- Vá até a opção de bloqueio;
- Proteja a conversa selecionada;
Para revelar os chats que estiverem ocultos, siga as instruções abaixo:
- Arraste lentamente a caixa de entrada para baixo;
- Insira sua senha ou faça o reconhecimento com a biometria;
- Pronto, será mostrado o que estava oculto.
O WhatsApp ainda anunciou que, durante os próximos meses, o aplicativo ganhará novos recursos para aumentar a segurança, podendo, por exemplo, ter senha personalizada para cada conversa.
Nova ferramenta contra roubo de contas
Além da atualização de ocultas chats no aplicativo, o WhatsApp também anunciou esse ano algumas mudanças para tazer mais proteção ao usuário.
Assim, para que não aconteça roubos de contas, o aplicativo agora pede uma confirmação no dispositivo antigo, quando se está transferindo contas entre dois celulares.
Isso ajuda o usuário a saber se alguém está tentando transferir suas conversas, roubando sua conta. A medida irá bloquear a ação caso não seja o usuário realizando.
Essa verificação acontece da seguinte maneira:
- O WhatsApp pergunta, através do celular antigo, se autoriza a migração de conta para outro dispositivo;
- O alerta traz informações, como o modelo do celular para o qual a conta será transferida;
- O aplicativo ainda informa o usuário de que, ao tranferir a conta, a mesma será removida do antigo celular.
Tal medida desenvolvida pela empresa, traz como finalidade impedir golpes e roubos de contas, impedindo, nesse caso, a transferência, sem autorização, de uma conta.
Com esse novo recurso, é esperado que aconteça menos casos de roubo de perfil quando o usuário compartilha um código de verificação do aplicativo com outras pessoas.
Mas e se o celular for roubado ou furtado?
Nesses casos de furto ou roubo, ou até a perda do aparelho, onde o usuário perde o acesso ao antigo celular, é possível solicitar uma segunda senha que é de uso único.
Tal medida também poderá ser utilizada quando o aparelho quebrar ou em qualquer situação em que não se pode ter mais acesso ao dispositivo antigo.
Usando essa senha de uso único, o usuário poderá recuperar sua conta, fazendo a transferência de tudo para um novo aparelho.
0 Comments