Tratamento dentário gratuito; saiba como conseguir

Publicado por Carolina em

Anúncios

Em diversos países, é possíveis conseguir serviços gratuitos de tratamentos dentários ou até realizar financiamentos para esses cuidados de saúde bucal.

É importante ressaltar que a saúde oral é de extrema importância para o corpo, tanto por causa da alimentação e mastigação correta, quando pela autoestima da pessoa.

Anúncios

Porém, sabem que na maioria dos países, a realidade é que esses tratamentos dentários costumam ser caros e não serem acessíveis a boa parte da população.

Tratamentos dentários e desigualdade

É muito clara a desigualdade quando olhamos o acesso aos tratamentos de saúde bucal por pessoas de baixa renda, possuindo, também, diferença pela faixa etária.

De acordo com dados do ano de 2017, cerca de 25% das crianças do jardim de infância que eram de famílias de baixa renda, possuam cáries não tratadas, e as crianças de classes mais altas da mesma faixa etária, contava com apenas 4%.

Veja Também:

Na fase adulta, podemos ver a diferença, pois a desigualdade é mais acentuada devido ao não cuidado prolongado dos dentes, muitas pessoas acabam perdendo, tendo problemas mais graves, o que afeta a alimentação e também a autoestima dessa pessoa.

Tratamentos dentários gratuitos

O tratamento dentário e a remodelação dentária de qualidade precisa ser possível e acessível à todas as pessoas, ainda que essas não tenham recursos para arcar com as despesas.

As pessoas de baixa renda podem conseguir tratamento dentário de forma gratuita ou pagando um valor muito menor do que pagariam em consultórios particulares.

Para isso, um opção muito boa é recorrer aos tratamentos que as universidades oferecem através de seus estudantes. Esses alunos, que estão nos últimos anos do curso, praticam, sob supervisão dos professores, o exercício de sua futura profissão e, assim, oferecem serviços gratuitos à população ou a preços bem mais baixos, utilizando os equipamentos médicos da própria universidade.

Como posso conseguir tratamento gratuito?

A maioria dos hospitais universitários oferecem este tipo de serviço gratuito ou de baixo custo à população, com tratamento dentário e até de próteses dentárias. Assim, deve-se entrar em contato com um hospital universitário que seja mais próximo de sua residência e se informas sobre como fazer parte para iniciar o tratamento.

Clínicas dentárias gratuitas

Também é possível encontrar algumas clínicas dentárias que oferecem alguns serviços dentários de forma gratuitas, através de dentistas voluntários ou que são pagos por uma associação.

Para fazer parte de algum desses serviços gratuitos de clínicas dentárias, a pessoa deve ter baixa renda, ou seja, não poderá arcar, sozinho, com um serviço particular de dentista.

Para se informar, compareça à uma clínica que esteja oferecendo algum tipo de serviço de tratamento dentário gratuito, veja como participar e se o serviço lhe serve.

Aplicativo de teste de gravidez

Fazer teste de gravidez

 


Comentário 0

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *